Blog DL
ALUGUEL 27/02/2020

14 DÚVIDAS DE ALUGUEL QUE TODO MUNDO TEM

É super normal ter dúvidas sobre os trâmites do novo aluguel. Ainda mais se você for um inquilino de primeira viagem. O que não pode é ficar sem saber o que fazer só porque não perguntou! Já ouviu aquela expressão que nenhuma dúvida é óbvia? Pois é, todo questionamento é válido para te ajudarmos a ter uma locação tranquila.

DÚVIDAS



1. A conta de luz ainda não chegou, e agora?

Primeiramente, a conta de luz do seu apartamento alugado deve estar no seu nome. Por isso, essa troca de titularidade tem um prazo para ser concluída. Aí depende de cada companhia energética, certo?


2.Pode parcelar o aluguel?

Entendemos que é uma das frequentes dúvidas sobre aluguel que todo mundo tem, mas, não. Você não pode parcelar essa conta. Como combinado em contrato, o valor do aluguel é integral. Isso porque o proprietário do imóvel conta com esse pagamento todos os meses. Escolha a melhor data para o vencimento e se programe.

3. No mesmo prédio, tem apartamento bem mais barato, pode ter desconto no aluguel?

A avaliação imobiliária chega no valor do aluguel levando em conta vários pontos. E isso não é só baseado nos atrativos do prédio. Tudo interfere nessa análise, como o andar, se tem ou não móveis planejados, como é a vaga de garagem, entre muitos outros casos. Então, se o valor final do seu imóvel não é o mesmo pago pelo seu vizinho, significa que o seu apartamento também é diferenciado. 

4. Boleto não foi pago porque o inquilino estava de férias, pode tirar a multa?

Também recebemos diversas vezes esses tipos de dúvidas sobre aluguel que todo mundo tem. A multa não pode ser retirada visto que é acordada em contrato e é um direito do proprietário, que já se programa financeiramente com esse valor.

5. Qual a diferença entre locador e locatário?

Essa está no topo da lista das dúvidas sobre aluguel que todo mundo tem, mas fica sem graça de perguntar. Locador é o proprietário do imóvel alocado, Locatário é o inquilino do imóvel.

6. Precisa trocar a fechadura do apartamento?

Sim! Alguns imóveis ficam disponíveis para aluguel em mais de uma imobiliária. Ou seja, mais pessoas tem a chave do seu apartamento. Então, nada melhor do que garantir a sua segurança ao trocar a fechadura da porta assim que fechar contrato.

7. O imóvel vai ser vendido, precisa desocupar imediatamente?

Não precisa correr! Você tem, no mínimo, 90 dias para se mudar assim que a compra for efetivada. Isso sem falar nos 30 dias que você tem para responder se tem interesse de comprar esse imóvel. 

8. O vizinho está incomodando, a imobiliária vai resolver isso?

Questões de barulho são, em regra geral, questões a serem levadas para o síndico. Em casos mais graves, para a polícia. 
 

9. O elevador estragou, a imobiliária não vai fazer nada?

Toda essa parte estrutural do prédio é de responsabilidade do condomínio, consequentemente, do síndico ou da administradora. Exemplo: áreas de lazer, elevadores, portões, hall social e tudo mais. A imobiliária é responsável por administrar o apartamento em si.

10. Posso trocar as pessoas que estão no contrato de aluguel?

Sim, é possível. Se for um dos que moram no imóvel, a pessoa que vai ficar no contrato precisa arcar com as despesas sozinha, então a sua ficha precisa ser aprovada novamente. 

O fiador também consegue ser alterado e o processo é bem parecido.  

 

11. Pode jogar papel higiênico no vaso sanitário?

Sim, essa é uma das dúvidas sobre aluguel que todo mundo tem, mas fica sem graça de perguntar. Além de ser ruim para o planeta, não é bom para a estrutura do imóvel. Então, não jogue papel higiênico direto no vaso porque gasta mais água para descer tudo, isso quanto não entope.

1Fonte: Souza Gomes Imóveis2. Pode furar parede e azulejo no imóvel alugado?

Você precisa entregar o imóvel alugado do mesmo jeito que recebeu. Essa dica vale para tudo! Quando se fura uma parede, o conserto é fácil. Mas já pensou a dificuldade que vai ser encontrar o exato azulejo para substituir aquele furado? Será que vale a pena mesmo ter todo esse trabalho de substituição?

13. Pode ter cachorro no apartamento alugado?

Sim, você pode ter o seu animal de estimação sem problemas. Mas, obviamente, eles devem seguir as regras de convivência. 

14.  Serão restituídas as melhorias no imóvel, como colocar box de blindex?

Primeiro, o proprietário precisa autorizar as mudanças no imóvel. Em seguida, autorizar o desconto desse valor no seu aluguel.


E aí, ainda tem alguma duvida? Manda aqui pra gente, adoraremos reponder smiley


FONTE: Souza Gomes Imóves
 

Fale Conosco
PRAÇA GERALDO DA SILVA MAIA, 159

(35) 3529-8055

Visite nosso site